Eleição 2014

Eleição 2014

25/02/2012

Horário de verão chega ao fim à meia-noite deste sábado

Em Minas, a redução do consumo de energia foi de 32 megawatts médio, quantidade suficiente para abastecer BH por dez dias

Alívio para quem sai de casa logo cedo, com as ruas ainda escuras, e tristeza para aqueles que gostam de dias mais longos. O horário de verão chega ao fim à meia-noite deste sábado (26), quando os relógios terão que ser atrasados em uma hora. É preciso ficar atento à mudança dos ponteiros, para evitar atrasos e que o organismo sofra com a readaptação ao horário.

Quem vai viajar de ônibus com embarque na rodoviária de BH, deve observar a data e a hora marcadas no bilhete. A administração do terminal determinou que todas as saídas até a meia-noite de sábado aconteçam normalmente. Após esse horário, as partidas serão suspensas e retomadas apenas à 0h15 deste domingo (26). Responsável pelos aeroportos, a Infraero orienta que passageiros busquem informações sobre os horários de embarque no sábado, junto às companhias aéreas.

O atraso de uma hora por dia nos hábitos e práticas da população é suficiente para alterar o organismo das pessoas, como explica o especialista em clinica médica e geriatria José Milton Cardoso Júnior. “Durante todo o dia, nosso corpo produz hormônios, neurotransmissores e catecolaminas, que são responsáveis por manter o estado de funcionalidade adequado. Com a alteração do horário, o padrão normal de cada pessoa é modificado”, explica.

As alterações no organismo podem causar variações de humor, estresse, dificuldade de concentração e de aprendizado e irritabilidade. Sintomas que podem durar até sete dias, até a readaptação. Para ajudar o corpo nesse processo, o médico orienta o consumo de alimentos de fácil digestão e de muito líquido.

Em Minas Gerais, a redução do consumo de energia, nos 133 dias, foi de 0,5%, o que representa 32 megawatts médio, quantidade suficiente para abastecer Belo Horizonte por dez dias, mesma economia dos dois últimos anos. No Brasil, estima-se que a redução também tenha sido de 0,5%, uma economia avaliada em R$ 100 milhões.

Tags:  Horário de verão, ponteiros, relógio

Nenhum comentário:

Postar um comentário