Eleição 2014

Eleição 2014

10/04/2013

Atualizado em 10/04/2013 15h36 Hospitais confirmam duas mortes por dengue na Grande BH

Em Contagem, paciente de 37 anos teve febre hemorrágica aguda.
Jovem de 21 anos estava internada em BH e morreu nesta terça (9).

Do G1 MG

A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou nesta quarta-feira (10) a morte de uma mulher diagnosticada com dengue. Já na capital, o Hospital Municipal Odilon Behrens informou que uma jovem de 21 anos morreu por insuficiência respiratória e dengue. As mortes foram nesta terça-feira (9) e, com isso, subiu para 39 o número de vítimas da dengue no estado. Os casos ainda não entraram nos balanços divulgados pelas secretarias municipal e estadual de Saúde.


No primeiro caso, segundo informações da administração pública, a paciente de 37 anos deu entrada no Hospital Municipal de Contagem na manhã do domingo (7) em estado grave e foi internada no CTI. Devido à febre hemorrágica aguda, ela morreu dois dias depois.
Ainda de acordo com a prefeitura, no dia 5 de abril, a mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca com sinais da doença. Ela foi atendida e aconselhada a ficar em observação, mas teria recusado. Informada pelos médicos de que não poderia receber alta, ela assinou um termo de responsabilidade e voltou para casa.

Segundo o Hospital Odilon Behrens, a jovem de Santa Luzia, na Grande BH, deu entrada na unidade de saúde no dia 30 de março com sinais da doença. Ela morreu depois de complicações que resultaram em insuficiência respiratória.
Os dados mais recentes sobre contaminação por dengue em Minas Gerais apontam 43.119 confirmações da doença no estado, em 2013. O balanço semanal foi divulgado na quinta-feira (4) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e apresenta um crescimento de 14% no número de casos em relação ao levantamento anterior. Do total, 96 são de dengue hemorrágica ou com complicações.
Ações de combate
 
Para enfrentar a epidemia, o governo estadual anunciou a contratação de dois mil agentes de saúde. Eles vão percorrer os imóveis para combater os focos do mosquito transmissor e orientar moradores sobre prevenção.  Metade, segundo o governador Antonio Anastasia, teve a contratação aprovada na semana passada.
"A presença dos especialistas é talvez a ação das mais eficazes porque os agentes batem nas casas das pessoas, entram e identificam os focos. Também determinamos que haja uma interação maior entre os órgãos de Defesa Civil", disse Anastasia, nesta quinta-feira (4),  durante reunião do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue para debater novas ações.

Também foi anunciada a compra de 30 fumacês e de 20 mil testes rápidos para detectar a dengue, além da distribuição de 1,5 milhão de litros de água sanitária.
"Estamos alocando cerca de R$ 40 milhões, aumentamos as chamadas unidades de hidratação. Tínhamos uma em dezembro. O estado hoje já tem 27. São cerca de cinco mil atendimentos por dia de hidratação. Nós temos hoje o teste rápido que ajuda muito, porque, em 20 minutos, identifica se a pessoa tem ou não dengue", falou.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deve instalar um Sistema de Comando e Operação para controlar a dengue no estado. A operação vai ser realizada em conjunto com a Defesa Civil de várias cidades. Isso porque, de acordo com Secretaria de Estado de Saúde, a mudança na gestão em 83% das prefeituras levou à desmobilização de equipes de controle e vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário