Eleição 2014

Eleição 2014

10/04/2013

Atualizado em 10/04/2013 09h57 Após 100 dias, veja como andam as metas do prefeito de Belo Horizonte

Prefeitura detalhou o acompanhamento de algumas propostas.
Prefeito Marcio Lacerda divulgou metas para 10 temas durante campanha. 

Cíntia Paes, Raquel Freitas e Sara Antunes Do G1 MG




Durante as eleições de 2012, o G1 pediu para que todos os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte enviassem, para publicação, seus planos de governo. Além disso, foi pedido que listassem, em 140 caracteres, as principais propostas em dez temas: assistência social, educação, iluminação, lixo, orçamento, plano diretor, saneamento, saúde, segurança e transporte.

Eleito em outubro, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) assumiu pelo segundo mandato a administração da cidade em 1º de janeiro. Após 100 dias do início do mandato, como andam as propostas de campanha? Confira abaix
Meta de assistência social do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: Estão abertas as inscrições para interessados em aderir ao Meio Passe Escolar até 30 de abril. Em relação ao atendimento ao idoso, a PBH aprovou recursos para ampliação de serviços, como aumento do valor per capita e do número de atendidos na Instituição de Longa Permanência para o Idoso (ILPI) e dos Grupos de Convivência. Também foram aprovados a implementação do primeiro Centro Dia do Idoso Municipal e do Sistema de Agendamento Telefônico de consultas para pacientes idosos. Na área da habitação, cerca de 5 mil unidades habitacionais se encontram em obra pelo programa Minha Casa, Minha Vida; 2.342 pelo programa Vila Viva; e mais de 280 para atender famílias removidas. Para estimular o primeiro emprego, desde 1 º de janeiro, foram cadastradas 99 novas empresas e mais de 5 mil vagas. Mais de 23 mil jovens, de 16 a 29 anos, passaram pelo Sine e 84 começaram iniciaram curso para se tornarem bombeiros civis. A Prefeitura também assinou termo de adesão com o Governo Federal, firmando parceria para que os cursos do Pronatec sejam realizados na capital.

Meta de educação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: A Escola Integrada está atendendo 67 mil alunos; a meta para este ano era o atendimento a 65 mil estudantes. Duas novas escolas passam integrar o programa, a Tupi Mirante, na Região Norte, que será inaugurada neste sábado (13), e a Presidente Itamar Franco, na Região do Barreiro, que começou a funcionar em fevereiro deste ano. A Prefeitura diz que a expectativa é que 20 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) sejam inauguradas até 2014.

Meta de iluminação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: Ainda não houve, nestes 100 dias, uma intervenção específica na rede de energia elétrica da cidade.

Meta de lixo do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: Estão sendo feitas as obras de adequação e reforma em 14 Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV). Estão em fase de elaboração os editais para a construção do Galpão da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040 e do contrato para o aumento de frequência de limpezas de córregos em vilas e favelas. O Programa Agente Comunitário de Limpeza Urbana, para otimizar e aumentar a capacidade de prestação de serviços de limpeza de vias e coleta domiciliar em vilas e favelas, segue em fase de planejamento.

Meta de orçamento do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: A Prefeitura publicou em março deste ano um decreto que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira da administração direta e indireta do município, determinando a cota orçamentária para cada órgão, baseada nas projeções anuais das disponibilidades financeiras do Tesouro Municipal.

Meta de plano diretor do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA:  Nestes 100 dias, foram finalizados os Planos Diretores Regionais. Após  estudos, a Prefeitura de Belo Horizonte determinou áreas nas quais vai estimular o crescimento da cidade, a fim de evitar seu desenvolvimento desordenado. Está em fase de preparação a Conferência Municipal de Política Urbana, que inicia as discussões que culminará na revisão da Lei de Uso e Ocupação de Solo.

Meta de saneamento do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que os investimentos previstos para Belo Horizonte estão mantidos, incluindo a despoluição da Lagoa da Pampulha. O projeto para desassoreamento está com edital aberto. Desde o início de 2013, segundo a companhia, R$ 793 milhões foram aplicados na instalação de 78 quilômetros de redes coletoras e interceptadoras de esgoto, e na construção de estações de tratamento de esgoto. Também está prevista a instalação de quatro estações elevatórias, que devem bombear os resíduos para estações de tratamento. Ao todo, são 37 obras na lagoa. O projeto é feito com verba do Governo Federal e em parceria com as prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem, cidade vizinha.

 Secreta
Meta de saúde do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: No fim de 2012, 14.956 pessoas aguardavam por cirurgias eletivas; hoje, o número reduziu para 14.142. Segundo a Prefeitura, 90% da primeira etapa da obra Hospital Metropolitano foram concluídos. Aria Municipal de Saúde anunciou oito novas obras para fortalecer o atendimento à saúde da população de Belo Horizonte. Foram assinadas ordens de serviço de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), da Maternidade Municipal de Venda Nova, de um Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Outras Drogas (Cersam AD), e de três centros de saúde.

Meta de segurança do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: Foram instaladas e estão em fase de teste câmeras em 12 escolas da capital. A instalação de novas câmeras de monitoramento em 153 pontos ainda não foi iniciada. A Prefeitura estuda a realização de concurso para a Guarda Municipal.

Meta de transporte do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (Foto: Arte/G1)
COMO ANDA: Começou em janeiro a obra de implantação do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus) na Avenida Paraná, no centro de Belo Horizonte. As obrs a na Avenida Santos Dumont, também no centro, na Pedro I, na Região da Pampulha, e na Vilarinho, em Venda Nova, continuam. A pista central da Avenida Cristiano Machado também permanece em obra. Já o trecho abaixo do viaduto sobre a Rua Jacuí está sendo reformado desde o fim de março. A previsão de conclusão do Boulevard Arrudas, que continua em andamento, é para junho deste ano. A Via 210 deve ser entregue à população em setembro. Já a conclusão do BRT é para fevereiro de 2014. Em relação ao metrô, foi realizada consulta pública às minutas dos documentos da Licitação da Parceria Público Privada (PPP). As licitações para os projetos de engenharia das linhas 1, 2 e 3 foram finalizadas. Foi assinado, e publicado em no Diário Oficial da União (DOU), um termo de compromisso do governo federal com o Governo de Minas e a Prefeitura para repasse de R$ 60 milhões de recursos federais. O contrato de sondagens do metrô está em fase final, devendo ser concluído em maio. A Prefeitura informou que será parceira dos governos federal e estadual na duplicação do Anel Rodoviário. O projeto da obra está sendo elaborado pelo Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário