Eleição 2014

Eleição 2014

10/04/2013

Atualizado em 10/04/2013 11h06 Prefeita de Valadares faz balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Elisa Costa fala sobre SAAE, Escolas de Tempo Integral e casas populares.
Em entrevista exclusiva, prefeita conta próximos passos do mandato.

Diego Souza Do G1 Vales de Minas Gerais
Elisa Costa é reeleita em Governador Valadares (Foto: Arquivo pessoal) 
Elisa Costa avalia de forma positiva o início de
governo. (Foto: Arquivo pessoal)
A prefeita Elisa Costa (PT) completa 100 dias a frente da prefeitura de Governador Valadares (MG) nesta quarta-feira (10).  Em entrevista ao G1, ela falou sobre o balanço de gestão, as maiores dificuldades encontradas nestes primeiros dias e os projetos que serão desenvolvidos na cidade ainda neste ano.
“Assim como a realidade da maioria das cidades, Governador Valadares busca, permanentemente, o equilíbrio das contas públicas, cortando despesas e aumentando receitas. Também foi e está sendo um dos nossos desafios avançarmos na manutenção da cidade, como na limpeza urbana, além de trabalhar para a conclusão das obras que já estavam iniciadas”, diz.
SAAE


Sobre o rompimento de uma adutora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que causou transtornos em vários bairros da cidade, a prefeita afirmou que serão feitas intervenções de drenagem com recursos conquistados junto ao Governo Federal. “As redes de água de Governador Valadares são muito antigas, por isso, é trabalho cotidiano do SAAE a substituição dessas tubulações, que sempre causam problemas", lembrou Elisa.

No dia 6 de março, a presidente Dilma Rousseff anunciou que Governador Valadares é uma das 66 cidades contempladas no PAC MOBILIDADE, com recursos no valor de R$ 92,2 milhões para implantação de corredores de transporte coletivo e terminal de integração. "Para sermos contemplados, apresentamos ao Ministério das Cidades uma proposta inicial de intervenções, principalmente em vias do centro da cidade, que é praticamente todo sem drenagem", conta a prefeita.
Escolas de Tempo Integral

As Escolas de Tempo Integral foram um dos carros-chefe da campanha de Elisa Costa. A prefeita garante que neste segundo mandato a meta é consolidar o programa, melhorando a infraestrutura das escolas.
“Desde 2010, todas as nossas escolas funcionam em tempo integral. Todos os alunos da rede municipal, da cidade e do campo, ficam de oito a dez horas na escola, tendo, além de aulas práticas, diversas oficinas de esporte e cultura, e alimentação balanceada, com, no mínimo, quatro refeições diárias garantidas a todos", diz.
Valadares foi a primeira cidade do país a universalizar a Escola de Tempo Integral e, neste segundo mandato, a meta de Elisa é consolidar o programa. "Queremos melhorar a infraestrutura das escolas, sendo que já conquistamos mais sete novos Centros de Educação Infantil (CEMEI), dois em construção e cinco com obras em processo de licitação; e valorizar os profissionais da educação, promovendo mais qualificação e criando um plano de carreira específico para a educação”.
Casas populares

A chefe do executivo afirma que a meta do primeiro governo (2009/2012), que era de duas mil moradias construídas, foi cumprida. "Fechamos o mandato com 2.035 unidades habitacionais. Além dessas, outras 1.805 estão previstas para serem iniciadas já neste ano”.
Balanço

Por fim, Elisa Costa fez um balanço positivo dos três primeiros meses do seu segundo mandato a frente da prefeitura de Governador Valadares. “Fizemos a nova composição do governo e realizamos o planejamento para melhorar a gestão pública nas áreas que estavam com carência de profissionais técnicos e, também, para a consolidação dos projetos e programas em andamentos, como a Escola de Tempo Integral".

A chefe do Executivo também destacou outras duas conquistas nesses três primeiros meses: "termos sido contemplados pelo PAC Mobilidade e também inaugurado o setor de ortopedia do nosso Hospital Municipal, que atende casos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário