Eleição 2014

Eleição 2014

07/04/2013

Atualizado em 07/04/2013 17h25 Compositor destaca brasilidade do 'rei do ritmo' ao falar de Marku Ribas

Segundo Rubinho do Vale, percussionista deixa importante referência musical.
Marku Ribas foi cremado neste domingo (7); morte é decorrente de câncer.

Do G1 MG

Cantor e compositor Rubinho do Vale. (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Cantor e compositor Rubinho do Vale
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A brasilidade foi destacada na música de Marku Ribas, cremado na tarde deste domingo (7), pelo compositor e cantor Rubinho do Vale, que se declarou um grande admirador do artista durante o velório e cremação neste domingo (7). "A brasilidade da música dele, a coragem que ele tem de falar do Brasil, esse prazer que ele tem de falar da nossa cultura também é uma inspiração para mim, que sou um artista muito ligado às nossas raízes, à nossa tradição", disse Rubinho do Vale.

Para ele, o "rei do ritmo", como se referiu a Ribas, deixa uma importante referência musical. Percussionista, cantor e compositor, Marku Ribas morreu, na noite deste sábado (6), aos 65 anos, em Belo Horizonte. O músico foi vítima de um câncer de pulmão, descoberto em setembro de 2012.  "Estava numa fase muito boa da sua carreira, fazendo cinema. Sempre foi um grande compositor, um guerreiro na vida, da arte e da cultura. Um guerreiro em sua batalha pela saúde nos últimos tempos", afirmou Rubinho do Vale.

  •  
Marku Ribas morre aos 65 anos em Belo Horizonte (Foto: Reprodução / TV Globo) 
Marku Ribas morre aos 65 anos em Belo Horizonte (Foto: Reprodução / TV Globo)
De uma carreira eclética, o artista, nascido em Pirapora, no Norte de Minas, foi o primeiro brasileiro a participar da gravação de uma música com a banda inglesa Rolling Stones. Em 1984, convidado por Mick Jagger, ele tocou vários instrumentos na gravação, e chegou a participar ainda de um clipe.
Bastante abalada com a morte, a família preferiu não dar declarações neste domingo (7). Os músicos Toninho Horta e Maurício Tizumba estavam entre os que prestaram a última homenagem. Ribas foi cremado às 16h30 no Parque Renascer, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Velório Marku Ribas, em Contagem. (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Velório e cremação foram realizados em Contagem, na Grande BH (Foto: Reprodução/TV Globo)
O músico ainda gravou álbuns próprios e fez parcerias com muitos artistas brasileiros durante os quase 50 anos de profissão, vários deles da nova geração da música brasileira, como Ed Motta, Max de Castro, Arnaldo Antunes, Barbatuques, Paula Lima, Marcelo D2. Outros mais tradicionais, como Clube da Esquina. Em abril de 2009, participou do programa "Som Brasil", em homenagem a Tim Maia

O artista ainda fez carreira no cinema, atuando em alguns filmes, como “Batismo de Sangue”, “Chega de Saudade” e “Como uma Onda”.
Segundo a família do cantor, ele estava doente desde julho de 2012, e em setembro recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão. Na quarta-feira (3), ele foi internado. Marku Ribas deixa esposa, Maria de Fátima, e duas filhas, Júlia Ribas, que também é cantora, e Lira Ribas, que é atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário