Eleição 2014

Eleição 2014

11/03/2013

Prefeitura do Rio inicia operação para combater vans piratas e irregulares

Ação será realizada ao longo do dia e em vários pontos da cidade.
Agentes se concentram no Centro e na Zona Sul da cidade pela manhã.

Cristiane Cardoso Do G1 Rio
Fiscalização é realizada em vários pontos do Centro e da Zona Sul da cidade na manhã desta segunda (Foto: Cristiane Cardoso/G1) 
Fiscalização é realizada em vários pontos do Centro e da Zona Sul da cidade na manhã desta segunda (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
A Coordenadoria Especial de Transporte Complementar realiza, nesta segunda-feira (11), a
Primeira operação para coibir a circulação de vans piratas e de veículos que se enquadram no programa de Transporte Especial Complementar (TEC), da prefeitura, mas que estejam circulando de forma irregular.

A Operação Transporte Legal, integrada por agentes da própria coordenadoria, do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro), Polícia Militar, Guarda
Municipal, Cet-Rio e as corregedorias da PM e Geral Unificada, conta com um total de 300 homens. Policiais que participam do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) também dão apoio à ação.

As operações foram divididas em etapas e se estenderão durante todo o dia por diversos pontos da cidade. Durante a manhã, os agentes realizam as vistorias em diversos pontos do Centro da cidade e da Zona Sul. Entre os principais estão: Rua Benedito Hipólito, avenidas Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e próximo ao Terceiro Comar, no Centro, e na Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon, Avenida Niemeyer, também no Leblon, e nas proximidades do shopping Rio Sul, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

Na parte da tarde a fiscalização será realizada na Ilha do Governador e Bonsucesso, que terão fiscalizações volantes. Os reboques da coordenadoria, da Guarda Municipal e da Seop encaminharão os veículos irregulares para depósitos situados no Engenho da Rainha, Campo Grande e do Detro. Os motoristas que forem parados terão seus nomes levantados no Detran. A operação é comandada pelo delegado Cláudio Ferraz, designado pelo prefeito Eduardo Paes para comandar a coordenadoria.
Van sem placa dianteira foi apreendida durante o primeiro dia de operação (Foto: Cristiane Cardoso/G1) 
Van sem placa dianteira foi apreendida durante o primeiro dia de operação (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Po volta das 7h50 desta segunda, uma van que transitava sem a placa dianteira foi apreendida na Rua Rodrigues Alves, no Centro. O motorista do veículo, Elson Mariano da Silva, justificou que perdeu a placa durante a chuva forte que atingiu a cidade na terça-feira (5). A penalidade por transitar sem placa, segundo agentes do Detro, é multa de R$ 191 e apreensão.
As operações fazem parte do processo de moralização do sistema de Transporte Complementar que se iniciou em dezembro de 2012 com a criação da coordenadoria, pelo prefeito Eduardo Paes. O cadastro de permissionários já foi feito e agora eles aguardam o final do processo de licitação, que deve ser divulgado até o começo de maio. O objetivo principal é absorver o subsistema Transporte Especial Complementar – TEC, conferindo maior organização e definindo regras claras de operação, com a criação do Sistema de Transporte Público Local (STPL)
O primeiro passo do processo de licitação foi dado no final de janeiro quando candidatos puderam se inscrever para concorrer às 1.738 permissões individuais. O prazo para as permissões serão de dez anos prorrogáveis por mais dez. Os documentos dos motoristas que se apresentaram na primeira etapa já estão sendo analisados. Serão licitados sete lotes que correspondem a sete áreas delimitadas através de um projeto feito pela Secretaria Municipal de Transportes.
Ao todo, serão 80 linhas operadas com veículos adequados às novas estruturas do processo de licitação. Cada linha do sistema STPL será operada por um permissionário que poderá incluir dois auxiliares. Os veículos serão integrados ao Bilhete único Carioca e monitorados 24 horas através de um sistema de GPS que será implantado em cada uma das vans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário