Eleição 2014

Eleição 2014

28/03/2013

'Chegada da menopausa não alterou minha rotina', diz dona de casa

Especialista diz que mulheres na menopausa podem viver normalmente.
Maioria das mulheres tem menopausa a partir dos 40 anos.

Michelly Oda Do G1 Grande Minas

Maria das Graças teve menopausa aos 38 anos (Foto: Michelly Oda / G1) 
Maria das Graças teve menopausa aos 38 anos
(Foto: Michelly Oda / G1)
Insônia, ondas de calor e irritabilidade. A dona de casa Maria das Graças Santos teve estes sintomas aos 38 anos e resolveu procurar orientação médica. Após realizar vários exames, ela foi diagnosticada com menopausa precoce. A maioria das mulheres apresenta estas alterações hormonais após os 40 anos, apenas em 1% dos casos ocorre antes desta faixa etária. 


"Fiquei surpresa, não sabia de ninguém com 38 anos que já estivesse na menopausa, além disto, na minha família não havia histórico", conta Maria das Graças. Após o diagnóstico, a dona de casa optou por fazer o tratamento à base de hormônios. "A chegada da menopausa não alterou minha rotina e não modificou minha vida, é uma fase que todas teremos que passar", complementa.
A ginecologista América Eleutério explica que "menopausa é a falência dos ovários, órgãos que produzem os hormônios femininos, e ocorre na maioria das mulheres por volta dos 48 anos. Quando acontece antes dos 40 é considerada precoce."
Especialista dia que menopausa é considerada precoce se ocorrer antes dos 40 anos (Foto: Michelly Oda / G1) 
Especialista explica que menopausa é considerada
precoce se ocorrer antes dos 40 anos de idade
(Foto: Michelly Oda / G1)
Algumas causas podem ser apontadas para o desenvolvimento da menopausa precoce como quimioterapia, magreza extrema e tireoidismo de Hashimoto, na qual ocorre a inflamação na glândula por um erro do sistema imunológico. A produção dos hormônios pode ser alterada também pelo uso de cigarro. "Fumantes que teriam a menopausa por volta dos 50 anos, podem tê-la aos 47 ou 48", explica a médica.
 A supervisora de hotelaria, Vanessa Godinho, tem 53 anos e há sete meses entrou na menopausa. Por enquanto ela diz que não está utilizando hormônios e que se sente bem. "Minha disposição continua a mesma, continuo desempenhando normalmente as funções no trabalho e em casa."
 
Menopausa encarada como tabu
Apesar de Maria das Graças e Vanessa levarem uma vida normal, a menopausa ainda é um tabu. A vendedora Jéssica Daiane, de 18 anos, diz que tem medo desta fase. "Não sei como a mulher fica, mas pelo que as pessoas falam, os sintomas não são agradáveis."

América Eleutério explica que cada organismo responde de uma forma diferente. "As mulheres que têm os sintomas se incomodam tanto que os propagam como se fosse uma verdade absoluta para toda mulher."
A médica cita o caso de uma paciente que descobriu, aos 17 anos, que estava na menopausa. Como as alterações hormonais começaram muito cedo, ela teve que fazer tratamento hormonal para evitar osteoporose e doenças cardíacas. "Ela ainda tentou fazer uma fertilização in vitro para engravidar, embora eu tivesse dito que as chances eram mínimas, sem sucesso adotou uma criança e está feliz e realizada."
Acompanha como as fases da vida reprodutiva da mulher (Foto: G1)Acompanha como as fases da vida reprodutiva da mulher (Foto: G1)


Tratamento e cuidados

"A mulher pode usar ou não os hormônios, se ela quiser, se puder, se não tiver contra-indicação", explica a ginecologista. Ela diz ainda que é preciso praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. "A tendência de ganho de peso é grande e chega a dois quilos por ano". Outro ponto importante, segundo América, é "manter o cérebro em atividade, com atividades de lazer." De acordo com ela, estes conselhos devem ser mantidos por mulheres em todas as fases da vida.
A especialista diz que antigamente a menopausa estava ligada à velhice, mas este conceito está mudando. "Com a expectativa de vida feminina, em torno de 75 anos, grande parte da vida vai ser nesta fase. As mulheres na menopausa, podem viver em plena capacidade física e mental."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário