Eleição 2014

Eleição 2014

06/06/2013

Atualizado em 06/06/2013 00h44 Corpo de Scarlet Moon será cremado nesta quinta em cemitério do Rio

Velório da jornalista, atriz e escritora aconteceu na quarta (5)
'Nossa história marcou', disse ex-marido e cantor Lulu Santos.

Do G1 Rio
Velório terminou às 16h (Foto: Renata Soares / G1)
O corpo da jornalista, atriz e escritora Scarlet Moon de Chevalier será cremado na manhã desta quinta (6), às 10h, no Cemitério do Caju. A ex-mulher de Lulu Santos, morta na quarta (5) após uma parada cardiorrespiratória em consequência de um distúrbio degenerativo, foi velada ainda na tarde de quarta no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul.
Scarlet sofria da Síndrome de Shy-Drager, um distúrbio degenerativo caracterizado por danos progressivos ao sistema nervoso autônomo (responsável pelo controle das funções involuntárias), tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas.
saiba mais
"Foram dez anos de muita luta. Os últimos três anos foram bem complicados. Ela foi uma guerreira e foi descansar. O que fica é o bom humor dela, o jeito que ela encarava a vida, ela foi uma guerreira, uma ministra bacanérrima e foi um prazer inenarrável ser filha dela", disse a filha de Scarlet, Teodora Chavalier.
Marília Pêra chegou no velório da jornalista em torno de 11h40. (Foto: Isabela Marinho / G1)
 Marília Pêra chegou no velório da jornalista em torno
de 11h40. (Foto: Isabela Marinho / G1)

O ator Luís Salém também esteve no velório da escritora. (Foto: Isabela Marinho / G1)
 O ator Luís Salém também esteve no velório da
escritora. (Foto: Isabela Marinho / G1)















Scarlet foi casada por 28 anos com Lulu Santos, de quem se separou em 2006. O artista postou diversas mensagens em seu Twitter. “Nos separamos há mais tempo do q fomos casados, mas nossa história, como se diz, marcou. Os últimos anos foram uma batalha morro acima...”, escreveu Lulu. Ele também postou trechos da música “Tão bem”, que é de sua autoria.

Christovam de Chevalier, filho de Scarlet,  afirmou que o humor da mãe ficará na memória. "Ela era uma mulher solar, que gostava de ir à praia, a espetáculos, gostava de ase divertir. O amor dela pela vida fez com que ela derrubasse várias previsões médicas. Ela lutou bravamente. Não se lamentava, não se fazia de coitadinha, olha para o futuro e adiante. Ela e o Nelson Motta foram precursores do talk-show. Ela tinha um bordão que era "foi um prazer inenarrável te entrevistar".Então eu digo que foi um prazer inenarrável ter a mãe que eu tive. Eu cresci ouvindo a seguinte frase: onde há verdade, não há sofrimento. Hoje em dia eu discordo um pouco. Minha mãe criou três os de pais diferentes e sempre jogou limpo com a gente, deu uma noção de realidade. Sou o filho do meio e sou jornalista. Uma irmã trabalha com cinema e a outra com produção. São três vertentes de trabalho que ela colocou em prática na vida dela", disse ele.
Filho de Scarlet Moon disse que mãe será lembrada pelo humor (Foto: Isabela Marinho/ G1) 
Filho de Scarlet Moon disse que mãe será lembrada
pelo humor (Foto: Isabela Marinho/ G1)
A atriz Marília Pêra, chegou por volta de 11h40 para se despedir da amiga.

"Nestes últimos anos a Scarlet esteve muito doente, a gente foi vendo ela perdendo a vitalidade dela. Acompanhei de perto porque sou madrinha da filha mais nova dela, a Teodora. Scarlet era ateia e há dois anos nós fizemos uma cerimônia em que ela e os filhos dela foram batizados. Sempre fui madrinha da Teodora, mas oficializamos. Lembro da Scarlet com uma inteligência muito aguçada, muito rápida, ágil e muito culta. Ela foi a primeira a fazer entrevistas com celebridades no Brasil , celebridades de todos os setores, grandes médicos, cientistas. Ela foi a primeira a trazer ao país entrevistas para a televisão. Depois ela e o Nelsinho [Motta] tiveram um programa de entrevistas juntos. Ela sempre foi muito antenada. E isso que era o mais triste de vê-la doente, sem possibilidade de ação", contou Marília.

Desde 1996, Scarlet assinava a coluna “Abalo”, no caderno Zona Sul do jornal "O Globo". "A Scarlet era uma mulher a frente do tempo dela, sempre abrenhada com tudo. A impressão que eu tenho é que há um tempo ela me pegou pela mão e disse: vem aqui comigo! Ela tinha sempre um livro pra sugerir, sempre algo que ela tinha descoberto. Era uma pessoa generosa, uma amiga amada, que tive o privilégio de dividir a cena. Dirigi espetáculos dela, que foi uma das primeiras a fazer talk-show no Brasil em casas de show. Ela fez o "Entrevistando Audiência" na antiga 

boate Torre de Babel", declarou o ator Luís Salém.
"Ela era muito especial. Foi musa inspiradora de Lulu Santos, Caetano Veloso e Rita Lee. Era uma mulher que sabia das coisas, que se enturmava. Uma pessoa a frente do seu tempo", acrescentou o ator.
O ator Ney Latorraca também esteve no velório da jornalista. (Foto: Isabela Marinho / G1) 
O ator Ney Latorraca também esteve no velório
da jornalista. (Foto: Isabela Marinho / G1)
O ator Ney Latorraca também esteve no velório da jornalista. Após se recuperar de um problema de saúde, Ney comentou que no segundo semestre tem planos de trabalho na TV Globo e no teatro.

"A Scarlet era minha amiga mesmo. Logo que cheguei no Rio de Janeiro, em 1974,  ela foi uma das pessoas que me recebeu. Sabe quando a pessoa te apresenta a cidade? Ela também sempre esteve muito atenta ao meu trabalho e deu muita força para mim. A gente se encontrava sempre na fila do banco. Ficávamos despachando os documentos, cheques. Uma das imagens que tenho foi de um Prêmio de Música no Theatro Municipal e só dava ela, com a sua inteligência. Vai fazer muita falta. Acho que a cidade do Rio de Janeiro fica mais triste hoje.
O ator foi internado em outubro de 2012 e permaneceu na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, por 40 dias, com uma infecção. Após operar a vesícula, ele falou sobre o seu estado de saúde.

"Vim de uma barra pesada, mas agora estamos indo. Voltei a andar na Lagoa todos os dias. E é impressionante a reação das pessoas, do funcionário da Comlurb, do cara do ônibus. Tem gente que se ajoelha, que dá adeus. Outro dia o motorista do Falabella [Miguel] disse que fez promessa e foi até Aparecida [porque o ator se recuperou].  Muito carinho da imprensa, da classe artística. É uma boa prova de que o amor também vale como remédio", completou Latorraca.

O ator Milton Gonçalves também compareceu ao velório. "Vai-se embora uma alma tão bonita. Ela era um amor de criatura. Muito carinhosa. Até breve, Scarlet", disse ele.
A jornalista trabalhou em diversas emissoras de televisão, e se destacou no "Fantástico" e "Jornal Hoje", da TV Globo, na década de 70. Ela fez carreira no cinema e no teatro. Nos anos 90, lançou dois livros: "Areias escaldantes" e "Dr Roni e Mr Quito: a vida do amado e temido boêmio de Ipanema", biografia sobre o irmão Roniquito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário