Eleição 2014

Eleição 2014

18/11/2013

Atualizado em 18/11/2013 19h14 Dirceu, Genoino e Delúbio serão transferidos para regime semiaberto

Eles deixarão a Papuda e irão para o Centro de Progressão Penitenciária.
Condenados do mensalão se entregaram à Polícia Federal na última sexta.

Do G1, em Brasília
O ex-ministro José Dirceu, o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, réus condenados no julgamento do mensalão, serão transferidos nesta segunda-feira (18) para uma prisão em regime semiaberto, segundo informou a assessoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.


Desde sábado (16), eles estão no Complexo Penitenciário da Papuda, para onde foram levados depois que se entregaram à Polícia Federal na sexta-feira (15). O regime na ala administrada pela PF na Papuda é fechado. Agora, eles passarão para o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), dentro da própria Papuda.
 
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem registrou que os presos seriam levados para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), fora da Papuda, conforme informou erroneamente a assessoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.  A informação foi corrigida às 19h08.)
Pela lei, os detentos em regime semiaberto devem trabalhar em colônia 

agrícola ou industrial. No caso do Distrito Federal, como não estabelecimentos do gênero, todos os presos necessariamente dependem da liberação judicial para trabalhar fora do presídio. Eles saem pela manhã, retornam no início da noite e dormem na prisão.
Desde que foram transferidos para Brasília, advogados dos presos com direito a começar o cumprimento da pena no semiaberto apontam "ilegalidade" e protestam pelo fato de os clientes terem sido colocados em um regime mais "gravoso". Além da transferência para o semiaberto, os advogados reivindicam a transferência dos clientes para prisões próxima 

de onde residem.
A decisão de transferir os réus para o CIR é de Ademar Vasconcelos, juiz da Vara de Execuções Penais, responsável pelo cumprimento das penas dos presos do mensalão enquanto estiverem em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário