Eleição 2014

Eleição 2014

15/05/2012

Organização de show de Emicida diz que é a favor da 'livre expressão'

Projeto Palco Hip Hop se manifestou nesta terça-feira (15).
Incidente entre rapper e PM foi parar na delegacia em BH.Atualizado em 15/05/2012 13h00

Do G1 MG
O rapper paulistano Emicida se apresenta no palco Village (Foto: Flavio Moraes/ G1)O rapper paulistano Emicida se apresenta no
palco Village (Foto: Flavio Moraes/ G1)
A organização do Projeto Palco Hip Hop, responsável pela realização do show feito pelo rapper Emicida em Belo Horizonte, se manifestou nesta terça-feira (15). Segundo a nota divulgada à imprensa, o projeto "acredita e defende o livre direito de expressão artística e esclarece que em nenhum momento houve a intenção de ofender a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que trabalhava no local". Emicida foi preso por desacato a autoridade logo após um show neste domingo (13) no Barreiro.
Ainda segundo o comunicado, o evento foi feito dentro dos padrões legais de infraestrutura e segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Belo Horizonte e PMMG. O Palco Hip Hop é um projeto de cunho cultural e tem por único objetivo promover a cultura hip hop, conciliando ações que fomentem a formação de público e a reflexão sobre a presença do hip hop e a importância social e cultural nas comunidades de periferia.
A nota da assessoria de imprensa do projeto repudia a violência e truculência, de qualquer natureza e contra qualquer indivíduo. A organização afirma que é solidária às famílias atingidas pela desapropriação da Comunidade Eliana Silva, no Barreiro, em Belo Horizonte, assim como às comunidades Zilah Spósito - Helena Greco, Dandara, Pinheirinho, Moinho e todas as outras que vêm sofrendo com a desocupação e a repressão no país.
Liberado poucas horas depois de ser preso, o rapper Emicida publicou uma nota em seu site oficial na madrugada desta segunda-feira (14) dando sua versão do fato. De acordo com o texto, o cantor não assinou o boletim de ocorrência na delegacia, uma vez que seu comentário feito no palco - que levou os policiais a prendê-lo - era diferente daquele que foi colocado no documento.


Logo no início do show, o rapper, antes de apresentar a primeira música, disse ao público do festival Palco Hip Hop: "Antes de mais nada, somos todos Eliana Silva, certo? Levanta o seu dedo do meio para a polícia que desocupa as famílias mais humildes, levanta o seu dedo do meio para os políticos que não respeitam a população e vem com nós nessa aqui. Mandando todos eles se f****, certo, BH? A rua é nós". O momento, registrado em vídeo, pode ser visto no site do rapper.

No entanto, no histórico da ocorrência, reproduzido em foto também no site de Emicida, a frase está diferente: "Eu apoio a invasão do terreno Eliana Silva, região do Barreiro, tem que invadir mesmo, levantem o dedo do meio para cima, direcione aos policiais, pois todos esses tem que se f****".

A publicação no site afirma ainda que "em nenhum momento o rapper se dirigiu diretamente aos policiais militares que trabalhavam no evento ou pediu que o público fizesse algum gesto obsceno a eles. O show ocorreu sem nenhuma confusão".

Ao G1, Evandro Fióti, irmão e produtor de Emicida, falou na manhã desta segunda-feira antes de embarcar no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, que "em momento algum ele [Emicida] colocou o público contra a polícia. Estava falando para a entidade e para a polícia de uma forma geral e não para quem estava zelando pela integridade do evento. É para todos os policiais que não respeitam a população. Cada um sabe o que faz, então acho que a carapuça acaba servindo para a maioria". O produtor também afirmou que Emicida não comentará sobre o assunto.

Emicida prestou depoimento e foi liberado e vai responder a processo por desacato. Segundo a Polícia Civil, que não divulga o depoimento, as penas para caso de TCO são alternativas. Após deixar a delegacia, ele ainda publicou em seu Twitter: "Obrigado comunidade hip hop de BH, rapaziada da ocupação Eliana Silva e produção do palco hip hop! Seguimos na mesma luta! #DedoNaFerida".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário