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Bombeiros de Minas foram presos. Coincidentemente um deles é diretor do PSPC - Partido da Segurança Pública e Cidadania
ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DE MINAS GERAIS???
Dois militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais são presos na Capital.
O
fato aconteceu depois que o CB BM CLEOMAR, e o CB BM UDSON, elogiaram
outro militar do Pelotão onde trabalham, e foram presos quando se
apresentaram para o Serviço Operacional, nessa segunda-feira 27/Maio de
2013.
Entenda o que aconteceu:
Na
passagem de serviço do 3º Pelotão (3º BBM/BH), em 12 de Abril de 2013,
por volta de 07h30min h, um Sd BM, preparava uma viatura para
atendimento a uma vitima que se encontrava no quartel (vitima retirado
do interior de ônibus na porta do quartel). A vitima apresentava sinais
vitais preservados, consciente, orientada.
O
CB BM DAMAS (motorista categoria E – 29 anos de Serviço, no melhor
conceito da Corporação – A 50), alertou o Sd BM também motorista, porém
com pouco tempo na Corporação, que a vtr AMA 0338 – placa 4623 –
Fiorino, não estava em condições de atendimento de ocorrência, uma vez
que o próprio CB BM DAMAS havia baixado a referida vtr por falta de pneu
reserva, e problemas no sistema de freios.
Também
a vrt não estava com os documentos obrigatórios do órgão de transito,
contrariando normas em vigor do CÓDIGO BRASILEIRO DE TRANSITO e do
próprio CBMMG.
Diante disso, o CB BM DAMAS procurou o CBU, juntamente com o Sd BM, e argumentaram sobre a situação da vtr. Então
o CBU disse que se a vtr precisasse do documento ou de pneu, ele
levaria ate o local, e se houvesse qualquer outro problema ele também
“segurava”.
No
momento dessa conversa com o CBU, um 1º Sgt BM, entrou na vtr AMO 0338,
assumindo a direção, sem sequer abrir o SISTEMA SIAD, sem a
documentação obrigatória e atendeu a ocorrência.
Tudo isso aconteceu em menos de um minuto, da hora em que foi designado o atendimento da vítima, ate a saída da referida viatura.
Vale
ressaltar que em momento algum foi negado a prestação de socorro a
vitima. O CB BM DAMAS sempre procura realizar as operações BMs dentro
dos preceitos legais.
Nessa
ótica lembro ainda que na garagem da Prontidão de Incêndio do 3º
Batalhão, encontravam-se varias viaturas, que de acordo com a
necessidade da vitima, poderia ser transportada com mais segurança para a
vitima e Guarnição BM, não ferindo as normas legais do CBMMG.
Tendo
em vista que nesse caso existiam alternativas que poderiam ser
adotadas, sem transgredir as normas legais, que não houve omissão de
socorro, e que não ficou comprovado a necessidade da utilização de um
recurso com uma serie de problemas mecânicos, e que havia outros
recursos em melhores condições, e ainda que os motoristas foram
orientados pelo Oficial (chefe do transporte) que nenhuma vtr poderia
sair do quartel sem movimentação no Sistema SIAD, foi realizado um
relatório pelo próprio CB BM DAMAS, à CIA OPERACIONAL, pedindo
orientações para que tal fato não ocorra novamente, e qual devera ser a
conduta nesses casos, evitando assim problemas futuros e com maior
intensidade negativa para o serviço operacional, e para o CBMMG.
No
serviço operacional, posterior ao acontecimento (14/Abril) o CBU fez
alguns comentários sobre assunto, e deu liberdade para que os militares
se manifestassem. Foi quando o CB BM CLEOMAR elogiou o profissionalismo
do CB BM DAMAS, devido as orientações que passou ao Sd BM menos
experiente, e sobre a conduta
dele em orientar ao CBU, das outras alternativas, e melhor uso dos
recursos operacionais, e pensando na segurança da vitima e da guarnição
BM. Também o CB BM Udson fez alguns comentários nesse sentido, assim
como outros militares do Pelotão.
Aconteceu
que o CB BM DAMAS, O CB BM CLEOMAR E O CB BM UDSON foram movimentados
de Pelotão. Vale dizer que os três militares em questão encontram-se no
melhor conceito da Corporação – A 50 .
E
como se não bastasse a injustiça, sem a menor “justificação” os CBs
BMs: UDSON E CLEOMAR estão sendo transferidos de Batalhão. Agora com a
justificação da transferência por “NECESSIDADE DE SERVIÇO” – pasmem! Mais essa é a alegação, necessidade de serviço! E a transferência desses militares que estão no serviço operacional há quase 20 anos, é para o serviço de guarda, num deposito de material de uma Diretoria dos Bombeiros (DTS).
Só
pra refrescar a memória de muitos, o Corpo de Bombeiros de Minas
Gerais, há muito tempo vem sofrendo pelo “câncer” da falta de efetivo,
principalmente no trabalho operacional. A recomendação é de 1 Bombeiro Militar pra cada mil habitantes, sendo que deveríamos ter em Minas aproximadamente 19 mil Bombeiros, estamos na míngua de pouco mais de 4 mil Bombeiros, e se falando especificamente no 3º
Pelotão (3º BBM), onde deveriam ter 60 militares somente na SEDE, onde
aconteceu o fato e onde esses militares trabalham, tem pouco mais de 15
militares trabalhando no plantão de 24 horas.
O
Cmt do 3º BBM alega não ter tomado conhecimento da transferência, e nem
o Diretor da DTS, fez nenhum pedido de militar para aquela diretoria.
Também
não houve nenhum critério para tal transferência, sendo que esses
militares são os mais antigos do trabalho operacional. Sendo os mesmos
BOMBEIROS OPERACIONAIS – COMBATENTES.
Restando
então a única alternativa, para tal injustiça, o motivo da
transferência é pelo fato de terem elogiado o colega de trabalho, pelo
profissionalismo que demonstrou frente aos seus pares.
VEJA O QUE PRECONIZA AS DIRETRIZES NACIONAIS DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PUBLICA - ITEM 34 DO ANEXO / PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 02, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010, SOBRE A DIGNIDADE E SEGURANÇA NO TRABALHO.
“Garantir
que todos os atos decisórios de superiores hierárquicos dispondo sobre
punições, escalas, lotação e transferências sejam devidamente motivados e
fundamentados.”
Blog da Renata
Comento:
Como dizia a vovó: " Ninguém bate em cachorro morto"...Até quando
seremos discriminados por estar envolvidos com movimentos sociais? É
crime ter participação e demonstrar o pensamento político? Qual a
Constituição que esses senhores seguem?
Editorial
do blog do Cabo Fernando: Parabéns ao Cabo Cleomar e aos demais
militares que foram presos e transferidos por intransigência de oficial
superior. Quero também parabenizar o Cabo BM Damas, por não aceitar
socorrer uma vitima em uma viatura sem condições, alias, com problemas
no freio e pneus carecas e como se não bastasse documentação irregular.
Vejam declaração do CBU na hora; "Então
o CBU disse que se a vtr precisasse do documento ou de pneu, ele
levaria ate o local, e se houvesse qualquer outro problema ele também
“segurava”.
Isso
é coisa que um oficial CBU fale? A viatura quando sai a rua tem que
estar documentada e em perfeito estado de segurança, pois é isso que
cobramos da população civil aqui fora, cobramos e multamos aqueles que
estão irregular, porque então vamos andar de encontro o que determina a
lei? Esse oficial sim que deveria ser punido por dar essa declaração, e
por acaso ele foi? Claro que não, pois punição dentro do CBMMG e PMMG é
só para praça (dois pesos e duas medidas). Agora gostaria de dar "NOTA
ZERO" para o 1º Sargento que entrou dentro da viatura que estava
totalmente irregular para prestar o socorro a vítima, sendo que existia
outras viaturas em condição, mas o que o Sgt fez foi cumprir uma ordem
ilegal (isso tem um outro nome também) do oficial CBU, com isso ele
contribuiu para a punição aplicada aos militares em questão, que não
estavam se eximindo de prestar socorro a vítima, o que eles não queriam
era serem responsáveis por algum acidente no qual a própria guarnição
poderiam ser mais uma vítima em potencial. Outra declaração que me deixa
pasmado é a do Cmt do 3º BBM quando disse que não sabia
da transferência dos militares, pelo amor de Deus essa nem flóid
acredita, como que um militar do batalhão é transferido e o cmdo não
fica sabendo? Quando isso acontece alguma coisa esta errado.
Para
todos que lerem esta matéria analisarem, no caso dessa matéria "praças"
que pelo simples fato de cumprirem a lei que é sair com a viatura com
documentação em dia e sem nenhum problema com a lei, de não saírem com a
viatura sem que a mesma esteja em perfeito estado de segurança
(principalmente se for para socorrerem uma vítima), foram presos e
transferidos como forma de punição, agora muitos leram não só aqui como
em outros blogs, oficiais superiores envolvidos até em crimes, mas que
ninguém tomou conhecimentos de alguma punição, ao contrário, alguns
foram até promovidos. Vida militar "DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS"
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