Eleição 2014

Eleição 2014

01/05/2013

Atualizado em 01/05/2013 14h57 Após ataque de praga, remédio é testado em fícus da Boa Viagem


Segundo testes, óleo de nim é eficaz para combater a mosca branca.
Prefeitura de BH decretou situação de emergência por causa da infestação.

Do G1 MG

Os fícus da praça da Catedral da Boa Viagem, no bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, receberam, nesta quarta-feira (1º), o óleo de nim. O medicamento, segundo testes feitos em laboratórios durante dois meses, é eficaz para combater a mosca branca, que atacou espécies na capital.

De acordo com Dany Silvio Amaral, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a aplicação do remédio foi feita no feriado para causar menos transtornos aos cidadãos. A Prefeitura de BH decretou no dia 26 de março situação de emergência por causa da infestação.

Segundo o especialista, o óleo de nim mata a mosca branca e elimina todos os filhotes. Depois da aplicação, um monitoramento é feito para medir a eficácia do remédio. O resultado deve sair em dez dias. O inseticida foi borrifado por cima da copa e depois por baixo. Os resultados comprovaram que o produto reduz o crescimento do inseto antes de ele chegar à fase adulta.
Ainda segundo Amaral, os testes foram feitos em plantas e não causaram problemas. Para o ser humano também não traz consequências porque o óleo é natural, botânico. O material já foi usado nas cidades de Barbacena e Alfredo Balena, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais.
Amaral contou que existem alternativas de produtos tóxicos, mas que a secretaria optou pelo óleo de nim por ser natural e trazer o mínimo de impacto para os seres vivos. O óleo é extraído das sementes e frutos da planta nim.
Fícus da praça da Catedral da Boa Viagem recebem remédio contra praga (Foto: Reprodução/TV Globo)Fícus da praça da Catedral da Boa Viagem recebem remédio contra praga (Foto: Reprodução/TV Globo)
Situação de emergência
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, a constatação é de que “a infestação já se encontra disseminada e continua se alastrando por várias regiões da cidade, provocando danos ambientais e culturais, além de prejuízos econômicos e sociais”.

Ainda segundo a publicação, apesar das constantes pesquisas realizadas, ainda não foram identificados metodologias ou produtos para o controle e erradicação da praga. O decreto de situação de emergência tem validade de 180 dias.

A prefeitura informou que a situação de emergência é uma forma de pedir ajuda aos governos estadual e federal.

Poda
Mais de 40 árvores da espécie fícus na Avenida Bernardo Monteiro foram podadas em fevereiro depois de ser constatado que elas estavam infectadas pela mosca branca. O corte foi feito por 12 funcionários da prefeitura.

Protesto
Adultos e crianças fizeram um protesto no dia 16 de março contra a poda das árvores fícus que foram infectadas pela mosca branca na Avenida Bernardo Monteiro. Eles montaram um piquenique no bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte

O convite, que foi feito pelas redes sociais, reuniu músicos, artistas plásticos, além de estudantes e moradores da região. Em um varal estendido no local, uma exposição de fotografias trazia a lembrança de uma Belo Horizonte mais arborizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário