Eleição 2014

Eleição 2014

08/03/2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Domínio ao volante

Em oito anos, número de motoristas habilitadas em Minas cresce 61%, mais que o dobro do de homens. Elas avançam no transporte remunerado, que era restrito ao universo masculino
Depois de transportar minério na BR-040, Edna Luzia Soares se tornou pioneira
em dirigir caminhão de coleta de lixo em BH
Foi-se o tempo em que mulher ao volante era algo extraordinário e sinônimo de barbeiragem e preconceito. Hoje, ela se habilita cada vez mais – e mais cedo – para conduzir veículos, invertendo uma lógica cultural de que o lugar dela é na cozinha, pilotando o fogão. O avanço do público feminino dirigindo carros e pilotando motos em ruas de Belo Horizonte e rodovias comprova a nova realidade.

De acordo com dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o número de motoristas habilitadas cresceu 61% entre 2001 e 2009, passando de 198,2 mil para 319 mil. O índice é bem maior do que o registrado entre os homens no mesmo período (25%), que de 448,7 mil subiram para 563,4 mil. Além desse crescimento, elas abocanham um mercado no ramo de transporte remunerado, até então restrito aos homens, e são consideradas mais prudentes pelos empregadores e autoridades de trânsito. Sem perder elementos do universo feminino, como o esmalte na unha e o batom, agora elas são motogirls, caminhoneiras, taxistas, motoristas de escolar, de coletivos e até de caminhão de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário