Eleição 2014

Eleição 2014

24/12/2013

Atualizado em 24/12/2013 08h42 Ipatinga decreta estado de calamidade por causa das chuvas

Cerca de 200 famílias estão desalojadas.
Prefeita vai a Brasília buscar recursos para obras emergenciais.

Do G1 Vales de Minas Gerais
Prefeitura trabalha na limpeza das ruas. (Foto: JB Reis / PMI) 
Prefeitura trabalha na limpeza das ruas. (Foto: JB Reis / PMI)
A prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta decretou nesta segunda-feira (23) estado de calamidade pública na cidade, em virtude das fortes chuvas que atingem o município desde o fim de semana.


Segundo a prefeitura, pelo menos 200 famílias estão desabrigadas e já passa de 500 o total de chamados atendidos pela Defesa Civil nos últimos quatro dias. Cerca de 80 pessoas, que perderam ou tiveram suas casas condenadas, estão alojadas na Escola Municipal Henrique de Freitas Badaró, no bairro Esperança. A Escola Municipal Levindo Mariano, no Bom 

Jardim, também já recebe famílias desabrigadas.
 Cecília Ferramenta disse que a situação é muito preocupante. “Estamos com equipes nas ruas 24 horas por dia para prestar assistência às vítimas e minimizar os estragos. Mas apelo às pessoas que ao identificar alguma situação anormal deixem suas casas imediatamente e acionem a Defesa Civil. A prioridade é preservar a vida”, enfatizou a prefeita.
 Alerta de chuvas

O vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã, coronel Alfredo Ramalho, alerta que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. “Apenas no domingo foram 100 milímetros de chuva, quando eram esperados 75. Estamos monitorando de perto, e a tendência é de diminuir, mas a situação é preocupante”, pontua.
“O terreno está úmido e muitas áreas de risco estão sendo identificadas. 

Ao perceber rachaduras nas paredes e assoalhos, a família deve sair de casa e acionar imediatamente a Defesa Civil”, reforça.
Os bairros mais atingidos foram Bom Jardim, Esperança, Vila Celeste e Vale do Sol. No entanto, notificações de alagamentos, quedas de barreira e pequenos deslizamentos também ocorrem em toda a cidade. Das mais de 500 notificações atendidas pela Defesa Civil, pelo menos 65% 

refere-se a deslizamentos de encostas.
Os telefones de contatos em casos de emergência são: Defesa Civil – 199 e 3829-8414; Corpo de Bombeiros – 193 e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário