Eleição 2014

Eleição 2014

07/11/2012

Julgamento de Bola por morte de carcereiro é retomado em Contagem

Sessão é presidida pela juíza Marixa Rodrigues, mesma do caso Eliza.


Crime ocorreu em 2000; réu também é acusado da morte da modelo.


                                                     Pedro Triginelli  Do G1 MG    
Bola chega para o terceiro dia de julgamento no Fórum de Contagem. (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Bola chega para o terceiro dia de julgamento no Fórum



de Contagem. (Foto: Pedro Triginelli/G1)O julgamento do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi retomado nesta quarta-feira (7) no Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este é o terceiro dia do júri popular pelo assassinato do carcereiro Rogério Martins Novelo. O crime aconteceu em maio de 2000. A juíza Marixa Fabiane Rodrigues, responsável pelo processo sobre o desparecimento e morte de Eliza Samudio, preside o julgamento desta quarta-feira (7).

A sessão teve início às 9h50 com o debate entre a promotoria e a defesa. No início, o promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro caracterizou Bola como um “matador impiedoso e covarde” e afirmou que o carcereiro foi assassinado por motivo desconhecido num crime com “dinâmica própria de sujeitos que agem na pistolagem”. Segundo Castro, o réu tem características de um serial killer. O promotor citou o desaparecimento de Eliza Samudio, atribuindo a morte da modelo a Bola. “Ele matou na mão asfixiando Eliza Samudio. Incumbido de tal encargo pelos seus corréus, aqueles que a imprensa tanto mostra, o goleiro Bruno, anti-herói, falso ídolo, e o Macarrão”, disse

O pronunciamento de Castro foi encerrado por volta das 11h20 com um pedido de Justiça em relação à morte do carcereiro. "Ele espreitou, emboscou e assassinou covardemente a vítima. A justiça é a condenação exemplar à altura do crime", pediu.



Na sequência, o advogado Ércio Quaresma deu início ao pronunciamento da defesa e pediu que Bola se sentasse de frente para os jurados. Segundo Quaresma, não há provas nos autos para condenar Bola pela morte do carcereiro. Ainda segundo ele, a irmã da vítima que teria reconhecido o matador e procurado a polícia não estava na cena do crime.



O advogado mostrou o retrato-falado do suspeito e alegou que as características descritas na ocorrência policial não condizem com as de Bola. O advogado Fernando Magalhães, que integra a defesa, também falou durante a sessão e disse que a vítima tem uma extensa ficha criminal.


Após intervalo, a sessão foi retomada por volta das 14h20, dando continuidade ao debate entre promotoria e defesa.


Interrogatório do réu e depoimento de testemunhas


Nesta terça-feira (6), Bola foi interrogado e declarou que é alvo de perseguições e que por isso estaria sendo acusado de matar o carcereiro. "Fizeram de mim um monstro", disse o ex-policial que, durante o depoimento, chorou e teve que ser medicado. No próximo dia 19, o ex-policial, o goleiro Bruno Fernandes e outras três pessoas vão a júri popular pela morte e desaparecimento da modelo Eliza Samudio.


Questionado pela juíza, Marcos Aparecido dos Santos disse que não é o assassino e que tampouco conhecia a vítima. “Jamais tirei a vida de ninguém”, declarou o ex-policial. Bola disse, ainda, que é acusado pelo assassinato de Novelo, por uma inimizade que teria com o delegado Edson Moreira, um dos responsáveis pelas investigações do caso Eliza. Por estar na condição de testemunha e reservado em uma sala, o delegado não pôde se pronunciar a respeito das declarações do réu.


Também no segundo dia de júri foram ouvidas três testemunhas de defesa, incluindo o delegado Edson Moreira, responsável pelas investigações do desaparecimento da ex-namorada do goleiro Bruno e que na época era chefe do Departamento de Investigações (DI), em Belo Horizonte. Na data, a juíza Marixa negou o pedido de adiamento do júri apresentado pela defesa do réu.




Antes de responder a qualquer pergunta, Edson Moreira, primeira testemunha a depor, disse à juíza que o réu e os advogados de Bola estão sendo investigados por crime de calúnia. Eles teriam acusado o delegado de corrupção, conforme Moreira. Já a defesa declarou que o delegado interferiu nas apurações do assassinato de Novelo. Edson Moreira disse, ainda, que Bola é um "matador experiente", com características de um “serial killer”.




O julgamento de Bola começou na manhã desta segunda-feira (5). A juíza negou o pedido de adiamento do júri apresentado pela defesa do réu e ouviu testemunhas de acusação. A primeira testemunha foi um homem que estava presente no dia do assassinato de Novelo. Mário Radesca relatou detalhes daquele dia, como a roupa que o assassino vestia, além de responder perguntas do promotor e da defesa do réu.As declarações de Radesca duraram cerca de uma hora e meia.




André Matozinhos, amigo da vítima, foi a segunda testemunha a depor. Matozinhos disse que era amigo de Novelo há mais de 20 anos. Os dois chegaram a ter um comércio juntos, conforme declarou. A testemunha também respondeu questões feitas pela promotoria e pelos advogados de Bola.

 

No primeiro dia do julgamento, o delegado Edson Moreira se apresentou para prestar depoimento, o que gerou impasse de mais de uma hora. A defesa do ex-policial convocou o delegado para responder a perguntas sobre a condução dos trabalhos de apuração sobre o desaparecimento da modelo.

 

Os advogados de Bola estariam insatisfeitos porque informações sobre o caso Eliza foram anexadas aos autos do processo sobre a morte do carcereiro. Após votação dos jurados, ficou decidido que Edson Moreira não falaria sobre as investigações.



Ainda na segunda-feira (5), uma ex-namorada da vítima prestou depoimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário