Eleição 2014

Eleição 2014

31/12/2010

Equipe de segurança de Dilma faz simulação de resgate aéreo na posse

Policiais ensaiam segurança de Dilma Rousseff
na posse (Foto: Marília Juste/G1)
PF fez treinamento para o caso de uma retirada por helicóptero.

Último ensaio do esquema de segurança ocorreu nesta quinta
 
A equipe de segurança da presidente eleita Dilma Rousseff fez nesta quinta-feira (30) o último ensaio geral antes da posse, que ocorre neste sábado (1).

A passagem incluiu desde treinamentos de velocidade dos agentes que acompanharão a pé o desfile em carro aberto até simulações de resgate aéreo da presidente.

No total, a equipe possui 75 policiais, sob o comando do delegado Andrei Passos Rodrigues. Destes, 26 acompanharão o carro de Dilma. Seis policiais femininas fazem a guarda pessoal da presidente: Flávia Bastos, de 30 anos; Leila Laranja, 41; Cristiane Costa, 47; Ana Paula Paes Leme, 38; Jane Dantas, 47; e Lícia Seibt, 33.

De acordo com Rodrigues, o protocolo em caso de autoridades mulheres é utilizar policiamento feminino. Mas a seleção das agentes em si foi feita pela própria Dilma, que pediu que as mesmas policiais que fizeram sua segurança na campanha a acompanhassem na posse.

O ensaio desta quinta-feira, segundo Passos, é o último antes da posse. Os agentes definiram o ritmo da corrida ao lado do carro de Dilma, que não deve passar de 15 km/h. Houve também simulações de controle em caso de invasão da área de segurança da presidente e simulações de ataques contra o carro

A parte final do treinamento envolveu a simulação de uma retirada emergencial de Dilma por um helicóptero da Polícia Federal.

Para a policial Cristiane Costa, da guarda pessoal da nova presidente, a posse é o melhor momento da “missão”de segurança de Dilma Rousseff.

“É quando você vê o resultado do seu trabalho. É um momento muito importante”, avalia. A mineira Flávia Bastos concorda. “Me sinto muito honrada de estar aqui”, afirma.

Origem: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário