Eleição 2014

Eleição 2014

03/11/2010

País ocupa a 69ª posição em ranking de corrupção

Dinarmarca, Nova Zelândia e Cingapura são as nações menos corrupta, segundo estudo divulgado por uma ONG

A percepção de corrupção no setor público do Brasil se manteve a mesma em relação ao ano passado, embora o país tenha subido no ranking de percepção da corrupção da Transparência Internacional. Segundo a organização não- governamental (ONG), o Brasil ocupava o 75º lugar entre 180 países em 2009. Na lista deste ano, em que foram relacionadas 178 nações, o Brasil ocupa a 69ª posição - ao lado de Cuba, Montenegro e Romênia.

A pontuação do Brasil foi a mesma de 2009 - 3,7 numa escala de zero a dez. No continente americano, o país aparece em 9º lugar, atrás de Chile, EUA, Uruguai e Costa Rica, entre outros. Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura encabeçam o ranking, dividindo a primeira colocação com 9,3 pontos. No fim da lista, Somália (178), Mianmar (177) e Afeganistão (176) ocupam os últimos lugares. "A pontuação mostra que não houve melhora ou piora no Brasil e, assim como em outros países, reflete contradições entre modernizações e práticas antigas", explica Alejandro Salas, diretor regional para as Américas da Transparência Internacional.

Dos 178 países avaliados em 2010, a vasta maioria - 75% -- não obteve nota superior a 5. "Os resultados mostram que são necessários esforços maiores para fortalecer a governança no mundo", disse em comunicado Huguette Labelle, presidente da Transparência Internacional. Segundo a ONG, a percepção da corrupção é maior em países instáveis e com histórico de conflitos, como o Iraque (1,5 ponto), o Afeganistão (1,4), Mianmar (1,4) e a Somália (1,1, última colocada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário