Eleição 2014

Eleição 2014

25/02/2014

Atualizado em 25/02/2014 00h28 Auditoria do transporte coletivo de BH deve ser divulgada em março

Resultados iniciais foram apresentados nesta segunda pela BHTrans.
Trabalho deveria ter sido finalizado em novembro de 2013, diz contrato.

Do G1 MG

Após fim do prazo, resultado da auditoria não foi divulgado pela BHTrans. (Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo)Conclusão da auditoria será divulgada em março.
(Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo)
O resultado final da auditoria realizada para apresentar os dados do transporte coletivo em Belo Horizonte deve ser divulgado somente em março. O anúncio foi feito pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) em uma reunião com o Conselho de Mobilidade Urbana, neste segunda-feira (24). Conforme consta no contrato firmado entre a Ernst & Young Terco e a BHTrans, os trabalhos deveriam ter sido finalizados no último novembro.

Ainda segundo o documento, a verificação independente teve um custo de R$ 1,977 milhão e foi iniciada em abril de 2013. O contrato previa a realização de mais de dez relatórios a partir do levantamento de dados do transporte público na capital. Porém, apenas dois relatórios e uma proposta de mecanismo de mensuração de produtividade foram divulgados nesta segunda.
De acordo com o diretor de Transporte Público da BHTrans, Daniel Marques Couto,  a “complexidade” do trabalho justifica o atraso. “Isso tudo tem a sua complexidade e justifica esse prazo demandado. (...) Todas as alterações, as eventuais alterações de prazo foram demandadas pela própria BHTrans, ou pela prefeitura para aumentar a quantidade de cenários”, explicou.

Couto afirmou ainda que somente com a conclusão da fase final será possível prever o aumento ou redução da tarifa. Nesta fase, estão sendo projetados e avaliados os fluxos de caixa de longo prazo de concessão até 2028. “A previsão do resultado é em março. Não tem resultado com os quatro anos”, disse a respeito dos dados dos últimos anos apresentados nesta segunda
.André Veloso, um dos membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana que estava presente, pediu maior participação popular no processo. “Não é possível que se entregue um relatório de previsão do que deve ser feito. Um relatório de recomendações ao poder público. E o poder público vai efetivar ou não essas recomendações sem nenhuma participação popular. Isso é um absurdo”, reclamou.

Outro membro do conselho o vereador Iran Barbosa (PMDB) afirmou que vai pedir a íntegra de todos os documentos e relatórios produzidos na auditória.

Em dezembro do ano passado, o promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, chegou a encaminhar um ofício à BHTrans, cobrando a conclusão da auditoria. Ao G1, ele afirmou, na última sexta (21), que ainda não havia recebido nenhum resultado do trabalho.

O diretor de Transporte Público da BHTrans, Daniel Marques Couto, disse que os relatórios parciais serão encaminhados ao Ministério Público nesta terça-feira (25).
A apresentação desses dados e a redução da tarifa de ônibus foram duas das principais reivindicações das manifestações ocorridas em Belo Horizonte no início deste mês, e em junho e julho de 2013.
Durante uma ocupação da Câmara Municipal da capital por ativistas em junho do ano passado, o prefeito Marcio Lacerda chegou a dizer que “uma radiografia completa do transporte coletivo” seria entregue em novembro de 2013 aos moradores da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário