Eleição 2014

Eleição 2014

19/10/2012

`Vai votar o quê? Nunca tem Quórum´

Para deputados, o plenário só funciona, na prática, de terça a quinta-feira
Publicado no Super Notícia em 19/10/2012

GUILHERME REIS
Os deputados federais mineiros alegam que a Câmara Federal vai funcionar no mesmo ritmo com votações deliberativas de terças a quintas-feiras. Anteontem, a aprovação de um projeto de resolução determinou que, nas segundas e sextas-feiras, não haverá reuniões ordinárias para análise de projetos.

Para os deputados mineiros Lincoln Portela (PR), Leonardo Quintão (PMDB) e Domingos Sávio (PSDB), a resolução apenas oficializou o que acontece na prática. "Eu estou há dois anos na Câmara e não me lembro de ter votado nada na segunda ou na sexta-feira. Vai votar o quê? Nunca tem quórum. A atividade legisladora acontece mesmo de terça a quinta-feira", explica Domingos.


Para Quintão, o número de dias de votação não interfere no volume de apreciação de projetos. "Não acredito que vá alterar muita coisa, até porque, as votações dos projetos dependem de acordos prévios para, depois, irem para a votação. Ou seja, a apreciação não depende do número de dias para ser votada, mas, sim, de acordos", sustenta.

Os parlamentares têm o hábito de usar as segundas e sextas-feiras para movimentações políticas diversas, já que, para eles, o trabalho do legislador não se restringe apenas à votação de projetos. "As segunda e as sextas-feiras são dias propícios para visitarmos autarquias dos governos, conversar com lideranças das cidades do nosso Estado. O prefeito de uma cidade pode precisar de nós para conseguir algo para a sua cidade, e nós ajudamos. Isso também faz parte do nosso trabalho", destaca Lincoln Portela.

"Nós poderemos usar esses dias para fazermos mais audiências públicas, mais debates, enfim, podemos fazer mais atividades que devem ser feitas pelos deputados além de votar projetos. Se por alguma razão um projeto precisar ser votado com urgência, é só convocar uma extraordinária", afirmou Domingos Sávio.

O deputado federal Lincoln Portela criticou a falta de agilidade da Casa. "Temos que ser mais eficientes nas terças, quando só tem reunião no fim da tarde, e nas quintas, quando só tem reunião de manhã", afirma, ressaltando que é preciso convocação de extraordinárias para votação em outros períodos. "A apreciação da Câmara é morosa porque, regimentalmente, é muito fácil obstruir uma votação", reclama Portela.  
REVOLTA
Manifestantes lotam Twitter de Marco Maia
Bras?lia. A decis?o de oficializar a semana de reuni?es deliberativas de ter?a a quinta-feira provocou revolta de manifestantes nas redes sociais, que invadiram a p?gina do Twitter do presidente da C?mara, Marco Maia (PT).

O microblog do deputado foi castigado com dizeres ofensivos. "S?o pessoas como voc? que me fazem ter vergonha de ser brasileiro". "Deveriam mudar para um dia! E poderiam mudar o nome para Congresso visitasional do Brasil". Essas foram algumas das mensagens recebidas por Maia.
REVOLTA
Para o deputado federal Domingos S?vio (PSDB), faltou comunica??o com os cidad?os por parte de Marco Maia. "Faltou o Marco Maia explicar melhor esta aprova??o. Agora, todos v?o achar que somos pol?ticos ruins, mas n?o ? verdade. Apenas tornou-se oficial o que j? acontecia na pr?tica. Mas ? claro que muitas coisas precisam ser melhoradas no Congresso, e a participa??o da imprensa e dos eleitores pode ajudar", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário