Eleição 2014

Eleição 2014

26/11/2014

Chuva forte atinge represas e quatro sistemas sobem em SP

Níveis de Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Grande aumentaram.
Cantareira segue em queda, mesmo com chuva de 22,3 milímetros.

 Do G1 São Paulo

26/11/2014  

A chuva atingiu com intensidade nesta terça-feira (25) as represas que abastecem a Grande São Paulo. Nos seis grandes sistemas geridos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), choveu 237,8 milímetros no total, o que elevou o nível dos reservatórios de quatro deles.
Carros alagados e pedestres ilhados na Rua Antônio Buscuola, no centro de Osasco, grande São Paulo, nesta terça-feira (25), depois da forte chuva que caiu na cidade. (Foto: Renato Silvestre/Estadão Conteúdo) 
Chuva fez nível aumentar em quatro sistemas.
(Foto: Renato Silvestre/Estadão Conteúdo)
O Sistema Guarapiranga teve a maior chuva registrada entre todos os sistemas: choveu 69,6 milímetros na terça. O nível saltou de 31,9% para 33,4%, acréscimo de 1,5 ponto percentual.


Porém, no Cantareira, onde a situação é mais crítica, o nível caiu novamente. A chuva de 22,3 milímetros não aumentou o índice das represas, que baixou de 9,3% para 9,2%. O volume acumulado já conta com a segunda cota da segunda reserva técnica do sistema. O nível já não sobe há 224 dias.
No Alto Tietê, o índice subiu de 5,7% para 5,8% após chuva de 32,5 milímetros. Os outros dois que subiram foram Alto Cotia, de 27,8% para 29,1% após chuvas de 51,6 milímetros, e Rio Grande, de 63,1% para 63,8%. No Rio Grande choveu 33 milímetros.
Além do Cantareira, Rio Claro, com chuva de 28,8 milímetros, também teve queda: de 30,7% para 30,3%.
Temporal na terça
 
A capital paulista ficou em estado de atenção para alagamentos por duas horas na noite de terça devido ao temporal que atingiu a cidade. O Centro de Gerenciamento de Emergências chegou a registrar 17 pontos de alagamento em São Paulo.
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás operaram com velocidade reduzida em alguns trechos também por conta da chuva. Os motoristas também foram prejudicados: a cidade chegou a registrar 186 km de vias congestionadas às 19h30. A média para o horário varia entre 75 km e 129 km.

Previsão para os próximos dias
O tempo muda no decorrer da quarta-feira (26) com a propagação da frente fria pelo oceano. É esperada maior nebulosidade e chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 19ºC e máximas que não devem superar os 26ºC.

A quinta-feira (27) ainda começa com muita nebulosidade e chuvas que diminuem no decorrer do dia. O sol até aparece entre muitas nuvens no decorrer da tarde, mas as temperaturas não sobem muito.
As chuvas previstas devem ajudar a amenizar a estiagem, entretanto ainda devem ser insuficientes para repor o nível dos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo, de acordo com o CGE.

 

Um comentário: