Eleição 2014

Eleição 2014

07/03/2014

em 07/03/2014 12h41 Nível do Cantareira cai abaixo dos 16% pela primeira vez na história

Estado vai usar água de outros sistemas e prepara uso de 'volume morto'.
Sabesp vai diminuir retirada de água, mas ainda descarta racionamento.

Do G1 São Paulo
Reservatório no município de Bragança Paulista(SP), que faz parte do Sistema Cantareira. O índice que mede o volume de água armazenado nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou novo recorde negativo nesta sexta-feira, atingindo apenas 15,8% da capacidade total das reservas. Ontem, o nível observado era de 16%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  (Foto: Luís Moura/Estadão Conteúdo) 
Reservatório em Bragança, que faz parte do Sistema Cantareira. (Foto: Luís Moura/Estadão Conteúdo)
A capacidade dos reservatórios do Sistema Cantareira continua caindo. Nesta sexta-feira (7), o índice baixou de novo e atingiu mais uma marca 
 histórica: com 15,8%, é a primeira vez que o nível fica menor que 16%.
O Sistema Cantareira acumula uma sequência de recordes negativos desde 3 de fevereiro, quando atingiu 21,7%. Na ocasião, a Sabesp informou que o índice era o pior em 10 anos e decidiu oferecer desconto para economia de água.
As chuvas recentes na região dos reservatórios do Cantareira não foram suficientes para estabilizar o Sistema. Choveu apenas 0,2 milímetros na quinta-feira (6).


A queda acontece um dia após os o governo do estado anunciar que parte da água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será utilizada para compensar a queda na produção do sistema Cantareira. Além disso, sofrera redução o volume diário de água retirado das repressas do Cantareira.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) diz que as medidas, aliada à intensificação na campanha pelo uso racional da água, será suficiente para garantir o fornecimento e evitar racionamento.
Redução da vazão do Sistema
 
Por causa do baixo nível, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira de 30 metros cúbicos por segundo para 27.9 metros cúbicos por segundo a partir da segunda-feira (10) para a região metropolitana de São Paulo.
A Sabesp informou, em nota, que seguirá a determinação da ANA e do 

DAEE de reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira. A medida será adotada assim que a companhia for notificada e dentro das condições que forem estabelecidas, segundo a Sabesp.

A secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos afirma que, em 60 dias, a Sabesp estará pronta para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios do Jacareí e Atibainha. O volume morto é um reservatório de 400 milhões de metros cúbicos no sistema Cantareira que nunca foi utilizado porque o sistema de bombeamento não chegava a essa profundidade.

A Sabesp diz que as 17 bombas para a captação dessa água já estão sendo fabricadas. O investimento previsto é de R$ 80 milhões. Ainda segundo a empresa, as "obras civis" começam na próxima semana.
Saiba como economizar
Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas 

atitudes diárias. Veja abaixo:
- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.
Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão. Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário