Reforma administrativa do prefeito Marcio Lacerda vai tirar dos cargos nas secretarias regionais políticos que pretendam disputar cadeira de vereador em Belo Horizonte
Juliana Cipriani e Amanda Almeida
A reforma administrativa do prefeito Marcio Lacerda (PSB) vai tirar dos cargos nas secretarias regionais os possíveis candidatos a vereador em Belo Horizonte. Os políticos foram convidados a sair nas mexidas que serão feitas até meados de fevereiro, quando o socialista conclui a redivisão de forças na PBH. Sofrendo pressões de todos os lados, principalmente dos maiores aliados – PT e PSDB – ele está ouvindo os líderes dos partidos esta semana.
As mudanças nas administrações regionais já começaram. O primeiro a sair foi o secretário da Administração Regional Barreiro, Leonardo Couto (PSDB). Nome indicado pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, ele voltou a trabalhar com o padrinho político, assumindo uma subsecretaria no governo tucano. Conforme fontes ligadas às conversas, ele seria candidato a uma vaga na Câmara Municipal.
Outros dois secretários regionais estão na mira. Com o comando da administração Nordeste, Cláudio Vilela, do PPS, será candidato a vereador e, pela recomendação de Lacerda, deve deixar o posto. Já na Regional Leste, Pier Senesi (PSB), que foi tesoureiro da campanha do prefeito, também estaria para sair. O recado de Lacerda veio depois de pressão dos atuais vereadores, que pediram para os secretários regionais que fossem se candidatar em 2012 deixarem os postos.
Na Regional Barreiro, o PSDB pretendia continuar com a vaga, mas, em acordo com o PPS, foi acertado que o adjunto da pasta, Sylvio Ferreira Malta Neto, ficaria no cargo. O PT pretende levar a Regional Leste, mas terá que convencer os demais aliados. Isso porque o partido já tem o comando das regionais de peso como Centro-Sul, Oeste e Venda Nova. A indicada para a Leste seria uma assessora do vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT).
O PR tem hoje a Regional Norte, sob o comando de Arlei Andrade, sobrinho do ex-presidente do partido e ex-vice-governador, Clésio Andrade. Ele também seria um possível candidato a vereador, mas negou que pretenda concorrer em 2012. A Noroeste está nas mãos do PTB. O deputado federal Júlio Delgado (PSB) confirmou que o prefeito está pedindo aos secretários políticos para deixar os cargos caso tenham intenção de se candidatar. Já Lacerda preferiu não confirmar nem negar.
O prefeito afirmou ontem que deve indicar um nome da iniciativa privada para comandar a Secretaria de Desenvolvimento, criada recentemente na reforma administrativa aprovada pela Câmara Municipal. Segundo ele, o anúncio de todos os nomes será feito em fevereiro. As mudanças nas secretarias foram adiadas por causa da disputa por cargos entre os aliados do prefeito. Lacerda começa também a planejar a segunda reforma administrativa, que terá como principal alteração, a criação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário